02 de Fevereiro de 2023, 09:10
O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Rosa Gonçalves Oliveira, vinculado a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na terça-feira (31) um encontro entre os servidores com o tema “Janeiro Branco 2023 - A vida pede equilíbrio”, desenvolvido pela equipe técnica do CRAS: as assistentes sociais, Janaina Ifran e Talita Matos, a psicóloga Leticya Medeiros, com o apoio da coordenadora do CRAS Maria de Fátima. A campanha fala sobre a importância da saúde mental nas relações humanas.
Cerca de 15 funcionários participaram da reunião. “Esses encontros norteiam as ações que serão realizadas durante todo o ano. Debatemos a importância da saúde mental como um todo, ressaltando a saúde de nossos servidores para que atuam diariamente com o atendimento da população”, pontuou a Secretária de Assistência Social, Aldeci de Oliveira Silva Gama.
A psicóloga do CRAS, Leticya Medeiros de Sousa Santana, explica que a campanha é o mês de referência para a campanha ser janeiro, as ações são executadas nos grupos e nas redes de apoio. “A campanha ocorre nesta época por se tratar de um tempo em que as pessoas criam novas metas e expectativas para o ano que se inicia e é fundamental que a prioridade seja a saúde mental, física, social, espiritual e dentre outras, para que os demais planos e metas sejam alcançadas”, afirmou.
Já a coordenadora do CRAS, Maria de Fátima, reforçou que as ações alinham a equipe para atuar no atendimento da comunidade. “Nós recebemos diversas demandas no CRAS e esses encontros internos trazem esse olhar mais sensível para toda nossa equipe durante o trabalho”, assegurou.
Durante o encontro ainda foi debatido como é cada vez mais comum identificar a necessidade do cuidado com a saúde mental e na forma como ela afeta as relações humanas seja em casa, no trabalho ou na escola.
“Caso haja dúvidas em relação ao que está sentindo é importante procurar ajuda, o mais indicado é procurar ajuda de um profissional da área, como psicólogos ou psiquiatras para que o acompanhamento seja realizado através da psicoterapia, por exemplo”, reforçou Leticya.
Fonte: Amanda Amorim - Assessora de Comunicação da Prefeitura de Rio Negro. / Foto: Divulgação