01 de Novembro de 2022, 12:13
O prefeito Buda do Lair participou na manhã de segunda-feira (31) de uma apresentação de dados sobre o Censo 2022. Parciais foram apresentadas e estratégias para localizar a população, principalmente da zona rural, foram estabelecidas. Foi apresentado informações parciais sobre a captação de informações realizadas no município, mas os recenseadores ainda estão percorrendo a área rural do município.
Buda do Lair explica que a principal preocupação é com a possibilidade de redução da população, prejudicial para o desenvolvimento da cidade. “Estamos preocupados com a evolução da coleta realizada pelo IBGE em Rio Negro. Nosso município tem avançado e buscado novos investimentos e desenvolvimento, mas, caso seja identificada uma redução na população, os repasses feitos pelo Estado e pela Federação serão reduzidos. Na prática, é menos dinheiro para a saúde, educação e assistência social”, aponta.
Para evitar que isso ocorra no município, é importante que a população abra as portas para os recenseadores e responda à pesquisa. Os dados coletados pelo Instituto são para uso do IBGE.
Quem podemos considerar morador de Rio Negro?
Mesmo passando parte do ano longe da cidade, o cidadão ainda pode ser considerado morador de Rio Negro. Por exemplo, estudantes que deixaram o município para fazer faculdade, mas voltam durante as férias escolares, ainda são considerados moradores de sua cidade natal, mesmo que estejam distantes. Em casos como estes, é importante apontar como morador aquele dependente que está distante.
O mesmo ocorre quando o morador trabalha em áreas rurais fora do território do município, mas volta para a cidade durante os fins de semana ou férias. Com isso, é preciso estar atento a estas situações adversas para responder o Censo da maneira mais clara possível.
Ainda não respondi o senso, o que faço?
No momento, na área urbana, os recenseadores passaram a concluir a primeira etapa do censo. Resta agora retornar às residências fechadas e ausentes, que são aquelas que moradores recusaram a visita ou não foram encontrados.
Os recenseadores estão orientados a passar três vezes nas residências em horários distintos. Então esteja atento, pois a visita pode ocorrer também aos fins de semana.
Fonte: Amanda Amorim - Assessora de Comunicação da Prefeitura de Rio Negro. / Foto: