17 de Julho de 2023, 11:12
O prefeito Cleidimar da Silva Camargo (Buda do Lair) recebeu na manhã desta segunda-feira (17) representantes da ASRIO (Associação dos Agricultores Familiar de Rio Negro). A reunião tratou das demandas da associação e apresentação de projetos para aquisição de insumos.
A associação solicitou que o prefeito represente a ASRIO em uma reunião na Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), em Campo Grande, para aquisição de calcário e de fertilizantes "NPK".
“Os representantes da associação buscam ampliar as atividades apoiando os associados, para isso eles precisam de insumos que podem ser destinados pelo Estado, por meio da Agraer. Atualmente, a agricultura familiar em Rio Negro engloba diversos setores, como: horticultura, fruticultura, leite, carne e grãos, a aquisição dos insumos pode ajudar a ampliar esta produção”, pontuou o prefeito Buda do Lair.
Os agricultores familiares são acompanhados pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O engenheiro agrônomo e responsável técnico que auxilia a associação, Welligton Valadão Ferreira de Paula, apontou a necessidade dos produtores em adquirir fertilizantes para incremento da produção, já que alguns possuem dificuldade na por questões financeiras e de logística.
A aquisição beneficia cerca de 20 produtores. “Com o adubo, esperamos dobrar a produção. A expectativa é que produtores que cultivam, em média, 15 toneladas de mandioca por hectare passem a colher 30 toneladas, ampliando a possibilidade de comércio para outros municípios da região norte”, apontou o presidente da ASRIO, Valdir Pereira Dias.
Fonte: Amanda Amorim - Assessora de Comunicação da Prefeitura de Rio Negro. / Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Rio Negro