12 de Janeiro de 2023, 10:21
A Prefeitura de Rio Negro alerta a população para o aumento de casos de dengue no município. O período de chuvas e calor são favoráveis para a proliferação do mosquito aedes aegypti e, consequentemente, ampliar o número de enfermos pelas doenças transmitidas por ele, como dengue, zika e chikungunya.
Para garantir a redução dos casos é necessário estar atento aos locais de reprodução do mosquito. O secretário municipal de Saúde, Hélio Rezende, destaca que ações para combate à doença foram tomadas pelo município, mas é necessário o apoio da população para que os locais de reprodução de mosquitos sejam combatidos.
“Nós realizamos vistorias nas residências e o fumacê percorreu toda a cidade, porém, para que as ações tenham duração de longo prazo é importante que a população faça sua parte buscando nos quintais possíveis locais de reprodução para mantê-los limpos”, reforça.
De acordo com o boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde), apenas em 2022 foram identificados 2 casos de chikungunya e 212 casos de dengue. No último ano, em média 1,1 pessoa foi infectada a cada dois dias na cidade. Já na primeira semana de 2023, 7 pessoas foram infectadas pela dengue e 2 pela chikungunya.
“São dados relevantes para o município, nós somos uma cidade pequena e isso eleva os índices se comparados com outras cidades do Estado. Precisamos trabalhar juntos para reduzir os focos do mosquito”, pontua.
COMO COMBATER O MOSQUITO?
A população pode apoiar o combate ao mosquito com pequenas ações no dia a dia:
Verificar se a caixa d’água está bem tampada.
Deixar as lixeiras bem tampadas.
Colocar areia nos pratos de plantas.
Recolher e acondicionar o lixo do quintal.
Limpar as calhas.
Cobrir piscinas.
Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários.
Limpar a bandeja externa da geladeira.
Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação.
Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado.
Cobrir bem a cisterna.
Cobrir bem todos os reservatórios de água.
Além de estar atento às residências é preciso observar outros locais visitados diariamente, como o trabalho e a escola.
CUIDADOS
Para reforçar a prevenção, algumas medidas podem ser tomadas no cuidado pessoal e com a família:
Utilize repelente.
Cubra a maior parte do corpo com roupas claras quando possível.
Coloque telas em janelas e portas.
O mosquito possui hábitos diurnos, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. Por isso, é importante reforçar a atenção nesse período. Mas nada o impede de picar à noite também.
Fonte: Amanda Amorim - Assessora de Comunicação da Prefeitura de Rio Negro. / Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Rio Negro