28 de Julho de 2025, 11:59
No sábado (19), cerca de 240 voluntários se reuniram para a 9ª edição do Amigos do Rio Negro, movimento que já se tornou tradição na cidade. Com o objetivo de preservar o meio ambiente e conscientizar a população, os participantes recolheram aproximadamente 1.800 tonelada de lixo das margens do Rio Negro, seus afluentes e da Cachoeira do Rio Peixe, um dos principais cartões postais da região.
A ação, que começou como uma iniciativa local, ganhou força ao longo dos anos e contou este ano com a participação de estudantes da Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira (através do projeto Estudantes no Controle), da Escola Municipal São Francisco, além de representantes da Sanesul, Agesul, Polícia Militar Ambiental e Câmara de Vereadores.
Ruy Maciel, um dos organizadores, destacou a importância do projeto: "Começamos com a missão não só de limpar o rio, mas de conscientizar sobre nossa relação com o lixo, que está presente em todos os lugares. A cada edição, vemos mais pessoas engajadas nessa causa".
O prefeito Henrique Ezoe agradeceu a todos os envolvidos, afirmando: "Voluntários, servidores, parceiros e amigos fazem a diferença com atitudes que transformam. Juntos, seguimos construindo uma Rio Negro mais limpa, consciente e cheia de orgulho da sua natureza".
O Amigos do Rio Negro reforça a importância da união da comunidade para a preservação dos recursos naturais, mostrando que pequenas ações podem gerar grandes impactos. Com nove edições realizadas, o projeto continua inspirando a população a cuidar do meio ambiente e a garantir um futuro mais sustentável para as próximas gerações.
Fonte: Amanda Amorim - Assessora de Comunicação da Prefeitura de Rio Negro / Foto: Divulgação