24 de Novembro de 2022, 09:13
A 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Rio Negro, realizada na terça-feira (22) no Salão Paroquial, com uma palestra sobre vulnerabilidade e debate sobre os direitos das crianças e adolescentes. A programação fez parte do protocolo para aprovação do regimento interno do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Rio Negro-MS), com a participação de crianças e adolescentes das escolas da cidade.
“Nós temos trabalhado para dar continuidade a estas atividades que tratam dos direitos das crianças e adolescentes. Sempre falamos que as crianças são o futuro, mas é pensando no presente e trabalhando nessas ações que garantimos a formação das crianças e adolescentes de nossa cidade”, destacou o Prefeito Buda do Lair.
Já a secretária municipal de Assistência Social, Sra. Aldeci de Oliveira Silva Gama, reforçou que foi um momento para debater em conjunto com as crianças. “Esta conferência garante a participação dos alunos nas políticas voltadas à prevenção e para fortalecer os direitos da criança e do adolescente".
Durante o evento, o assistente social e coordenador geral dos Anglicanos Solidários, Fr. Sérgio Wanderly, apresentou o seminário com o tema “Situação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em Tempos de Pandemia de Covid-19: Violações e Vulnerabilidade, Ações Necessárias para Reparação e Garantia de Políticas de Proteção Integral, com Respeito à Biodiversidade”.
“Durante a pandemia, ficou mais claro a importância das escolas no cuidado com as crianças. Na retomada às atividades presenciais foram identificados muitos casos de violência e abuso contra esses pequenos, pois nas instituições existe uma relação de confiança entre os professores e alunos, que os leva a contar o que por vezes está acontecendo dentro de casa”, ressaltou o palestrante.
Participaram do encontro alunos da E.E Leontino Alves de Oliveira e E.M. São Francisco, os mesmos votaram para aprovação do Regimento Interno do CMDCA e na aprovação dos eixos que serão trabalhados no município nos próximos anos. Ainda houve a apresentação cultural dos participantes do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos).
Durante o evento também foram eleitos os delegados municipais que representaram Rio Negro na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, sem data definida.
Adolescentes: titular - Walesca Oliveira Bastos, suplente - Ellys Fernanda Monteiro. Conselheiros sociedade civil: titular - Creudair Martins Amorim, suplente - Ihone Celanira Ferreira dos Santos.
Conselheiros governamentais: titular - Dener Ferreira de Carvalho, suplente - Willian Rodrigues Viana.
Fonte: Amanda Amorim - Assessora de Comunicação da Prefeitura de Rio Negro. / Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Rio Negro