28 de Fevereiro de 2023, 10:26
A Prefeitura de Rio Negro, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta segunda-feira (27) um dia de palestras voltadas para a conscientização do ciclo da violência doméstica e formas de identificar o abuso infantojunevil. As ações foram ministradas pela DAM-Coxim (Delegacia de Atendimento à Mulher) e da Delegacia de Polícia Civil de Rio Negro.
Durante a manhã a reunião foi realizada no Plenário da Câmara Municipal de Rio Negro e contou com a participação de diversos atores da rede de proteção municipal, em especial com os profissionais do CRAS/CREAS, bem como algumas mulheres vítimas de violência doméstica.
Já à tarde, o encontro foi com os alunos do ensino médio integral da Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira, com foco em temas como a violência doméstica e infantojuvenil.
A delegada titular da DAM-Coxim, Andressa Vieira, explicou que momentos como estes são importantes, pois, ao falar muitos podem identificar situações semelhantes ao que são vividas dentro de casa, ou com algum conhecido.
“Mulheres que vivem o ciclo da violência doméstica muitas vezes não conseguem identificar que estão vivenciando, já que ele é composto por três fases: o aumento da tensão, em que o companheiro acaba se tornando mais agressivo e começa com as agressões morais e insultos; o ato de violência, em que pode começar por um tapa ou um empurrão; e a fase de lua-de-mel, em que ele se arrepende e muda de comportamento de forma momentânea, mas logo o ciclo recomeça e em alguns casos podem chegar a forma mais grave: o feminicídio”, contou.
Lei Maria da Penha prevê cinco tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial e ao se sentir agredida de qualquer forma é possível buscar a delegacia para registrar este histórico.
As atividades foram realizadas em meio a Operação Átria, destinada ao combate à violência doméstica e coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, contando com a participação das Polícias Civis das 27 unidades da federação.
Fonte: Amanda Amorim - Assessora de Comunicação da Prefeitura de Rio Negro. / Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Rio Negro