17 de Outubro de 2022, 12:07
A vacinação antirrábica teve início em julho e, ao todo, 3.541 animais foram imunizados contra a raiva. Desses, foram 2.157 cães e 1.384 gatos. A equipe do Centro de Controle de Endemias foi responsável pela vacinação e teve a missão de identificar a população canina e felina em Rio Negro. A vacinação foi concluída em setembro.
De acordo com o secretário de Saúde, Hélio Rezende, a vacinação teve início atendendo de forma simultânea a área urbana e rural do município. “Preparamos um esquema de vacinação em que ambos setores pudessem ser atendidos, com mais agilidade, proporcionando uma maior cobertura vacinal”, destaca.
A zona rural é a que apresenta o maior número de cães e gatos, com 67% dos animais vacinados, que totalizam 2.390. Já na área urbana foram imunizados 1.151. O levantamento auxilia no desenvolvimento de próximas campanhas voltadas para os animais, estipulando uma média de vacinas que devem ser encaminhadas pela SES (Secretaria de Estado de Saúde).
Vacina Antirrábica
A vacina antirrábica é obrigatória para cães e gatos de forma anual para evitar casos de raiva nos animais. A doença é fatal em quase 100% dos casos e pode também afetar o ser humano. Dessa forma, os tutores devem realizar a vacinação anual dos animais e manter cuidados redobrados no combate e prevenção da doença.
Fonte: Amanda Amorim - Assessora de Comunicação da Prefeitura de Rio Negro. / Foto: